O que acontece quando um estudante de Comunicação, fanático por música, resolve falar sobre o tema? A resposta está aqui... um blog ao estilo Jukebox de ser, que tenta fazer um mix de todos os questionamentos e dicas sobre uma arte essencial para viver, a música.

quarta-feira, 23 de julho de 2008

Prazer Samba-Canção!

No ultimo dia 17, a Rede Globo exibiu mas um Por Toda Minha Vida (programa que gosto muito por causa da tematica) – que conta a trajetoria de grandes artistas brasileiros já falecidos. Depois de Cazuza, Tim Maia, Elis, Mamonas e alguns outros, o programa do dia 17 foi dedicado a Dolores Duran, a qual ouvia, esporadicamente, o nome ser mencionado por algum grande artista, mas a qual não conhecia.

Na semana em que o programa seria exibido, OUVI a chamada do programa e me interessei justamente por, ao contrário das outras edições, ser sobre uma artista que eu não conheci. Acabei não assistindo o programa, no entanto, acabei não conseguindo esquecer a cantora – que eu não conhecia, mas sabia que tinha sido um nome nacional – e esta semana, ao lembrar do programa, procurei na net informações sobre a cantora e acabei por assistir o programa no Youtube (santo site!).

Dolores Duran, nome artístico de Adiléia Silva da Rocha foi uma cantora e compositora brasileira, nascida no Rio, que representava o gênero samba-canção ou fossa (surgido na década de 30). Além de Dolores Duran e Maysa Matarazzo, destacam-se Nora Ney e Ângela Maria.

Dolores foi, com certeza, uma das maiores representantes do samba-canção brasileiro. Começou a cantar muito cedo - seu primeiro prêmio foi aos seis anos de idade. Aos 15 seu pai morreu - e a menina Adiléa teve que sustentar sua família, cantando, que é o que ela melhor sabia fazer. Autodidata, dominou o inglês, francês, italiano e espanhol ouvindo músicas, a ponto de Ella Fitzgerald lhe dizer que foi em sua voz a melhor interpretação que ela já havia ouvido de My Funny Valentine - um clássico da música norte-americana. (Wikipedia)

Pra mim, a primeira surpresa desta pesquisa foi saber que as músicas ouvidas por nossos avós, ou mesmo pais, altamente nostálgicas, se chamavam SAMBA-CANÇÃO. Percebi se tratar do mesmo gênero de música cantado por outra grande cantora que gosto, Nana Caymmi – através de quem conheci uma das musicas de Dolores (Noite do Meu Bem), sem conhecê-la.

A qualidade de Dolores era atestada por suas belas canções e, principalmente, pelas parcerias formadas pela cantora, dentre elas a feita com Vinicius de Moraes e Tom Jobim de onde surgiram músicas como Estrada do Sol (muito linda) e Por Causa de Você.
É engraçado, pelo menos ao meu ver, a forma como olhamos o tempo decorrido. A nós jovens (falo por mim), parece tão distante, tão desnecessário conhecer. Gostei da experiência de conhecer mas um mito brasileiro pouco conhecido por nós jovens. Aliás, sinto que o objetivo deste texto seja, em grande parte, esse: dizer que gostei desse novo mito que me foi apresentado e estimular os outros que não a conhece a fazê-lo.
A cantora morreu aos 29 anos de um ataque fulminante do coração enquanto dormia. Ironicamente, no dia em que morreu, após chegar em casa de mais uma madrugada de trabalho (pela manhã) e de brincar um pouco com a filha, a cantora vai dormir deixando o seguinte recado para secretária: "Não me acorde. Hoje estou muito cansada. Vou dormir até morrer"

Seguem abaixo duas musicas da Dolores. Como não existe registro de imagens das músicas que escolhi gravadas pela própria cantora, ficam as composições de Dolores interpretadas por grandes cantoras – Elis e Maria Bethânea.




Elis Regina - Estrada do Sol





Maria Bethânia - A Noite do Meu Bem


11 comentários:

Rafael Tupiná disse...

nussss mt bonitas as musicas
bela indicacao

da um look la no meu blog tbm e veja o novo post
3 meses, 2 selos e 1 meme
http://culturatups.blogspot.com/

abraços

Everaldo Ygor disse...

Olá...
Dolores Duran, um classico que ainda precisa Ser descoberto...
Ótimas citações as suas, belas cações...
Abraços
Everaldo Ygor
http://outrasandancas.blogspot.com/
"Da Arte de Escrever Cartas & Sonhar..."

blog disse...

Acertaste em cheio, meu caro.
A velha Dolores, sempre magnífica.
E nora Ney, que vc citou, foi casadacom Jorge Goulart, primo de minha avó.
Conheci-o. Tinha um vozeirão poderoso, era comunista, uma figura.

Grande, grande.
É aí que reside a vingança: ainda há vida inteligente na blogosfera.

Grande abraço.

Dedinhos Nervosos disse...

Eu adoro esse programa. Hj tem o Chacrinha, né? Só me pergunto como um programa com essa qualidade é exibido a essa hora. Eu acabo vendo sempre depois. Pq não colocam na hora do Faustão?
Bjos.

Anônimo disse...

Nem conhecia a Dolores Duran. Quando eu tiver tempo dou algumas pesquisadas por ela. Me interessei...

Gostei das músicas dela. Vou procurar por mais. Devem ser bastante bacanas. ^-^

Mega beijão. E se puder comenta lá no meu blog

http://nicestthing.wordpress.com

Stanley Marques disse...

Infelizmente não poderia assistir aos clipes, por problemas no áudio do pc, mas fica a sugestão, a qual acaterei o mais breve possível. Despertou-me curiosidade.

passa lá
http://www.antologiaracional.com

Cayo Nauan Siqueira disse...

Muito bom esse blog musical.
Acabei de postar um tópico sobre uma cantora revelação chamada Thaeme que eu tenho certeza que vc irá gostar, fora esse atual tem vários outros posts falando dela.
Passa lá e conheçe.

http://cayonauan.blogspot.com/

Marco disse...

HAHAHAHA³

curtindo sem limites /o/

parabéns pelo seu blog ;)

Fábio Melo disse...

Cara, se você não assisitu não perdeu nada.

A teatrização que a globo faz nesse programa beira o patético, e acabou (na minha humilde opinião) diminuindo o talento da Dolores. Excelente cantora, sem dúvida. graças a Deus não dependo de especiais da Globo para guiar meu gosto musical...

___________________________________
Pois Bem...

Vida com trilha sonora. disse...

Não vi.
:o/
Mas youtube tá aí pra isso.
:oD
:O*

Bom texto Tí. E essa reunião toda?

bjos

Unknown disse...

Pô Tiago, cm jah conversamos, minha história com Dolores foi bem parecida com a sua e o especial da Globo me fez conhecer de verdade uma cantora magnífica e virar fã!! Adorei o post!!