O que acontece quando um estudante de Comunicação, fanático por música, resolve falar sobre o tema? A resposta está aqui... um blog ao estilo Jukebox de ser, que tenta fazer um mix de todos os questionamentos e dicas sobre uma arte essencial para viver, a música.

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Elas Cantaram Roberto Carlos

No ultimo domingo (31/05/09) a Rede Globo levou ao ar o show “Elas Cantam Roberto Carlos” que fez parte dos eventos em homenagem aos 50 anos de carreira do “rei”. No evento, as principais vozes femininas do país interpretaram as principais canções de Roberto Carlos. Ivete Sangalo, Nana Caymmi, Cláudia Leite, Fernanda Abreu, Marina Lima, Wanderléia, dentre outras, fizeram emocionadas interpretações, como quem realmente reverenciavam à Magestade.

Como já era de se esperar, o show foi simplesmente brilhante. Cada cantora, em seus diferentes estilos, deram o melhor de si para passar a emoção existente nas românticas canções do precursor da Jovem Guarda. Ivete Sangalo com sua voz firme e singela abriu o espetáculo com “Olha” e o encerrou com “Os Seus Botões”. Ana Carolina trovejou a “Força Estranha” composta por Caetano Veloso e incorporada por Roberto. A melosa e delicada voz de Sandy Leah entoou “Como É Grande o Meu Amor Por Você”. E Marília Pêra voou numa dramatização absolutamente teatral em “120... 150... 200 Km Por Hora”. Diferentes e femininas vozes cantando o amor do rei.

Dentre tantas vozes, uma me surpreendeu. Ao cantar "Você não sabe" Hebe Camargo fez aquela que, a meu ver, foi uma das melhores performances da noite. Já havia escutado sobre o gosto da apresentadora pela arte de cantar, mas não sabia que tinha sido essa sua primeira profissão, e muito menos o quão tocante era sua interpretação. Tão acostumado as suas gracinhas entre os celebres convidados de seu programa, desconhecia o seu lado cantora. Definitivamente, uma tocante surpresa. Um show de interpretação. Um show de emoção.

Não posso deixar de falar daquela que para mim foi a maior emoção do show – Alcione cantando Sua Estupidez. Visivelmente, foi a melhor interpretação da noite. Mais uma vez Marrom mostrou o que é cantar com emoção, mais do que isso, mostrou o que é passar emoção. Os gemidos musicais da negra maranhense, dignos das divas do soul americano, deram um toque todo especial a letra sentimental da canção.

Creio ter sido essa uma homenagem que o rei do rock, da música romântica, da MPB, jamais esquecerá. Apesar do reconhecimento e das milhares de oportunidades vividas por Roberto Carlos nesses 50 anos de carreira, penso ter sido essa uma emoção singular. Uma emoção que certamente esse quase septuagenário que há cinqüenta anos faz música terá como ponto alto e reconhecimento maior de seu trabalho.



Você não sabe – Hebe Camargo


Sua Estupidez - Alcione

Nenhum comentário: