O que acontece quando um estudante de Comunicação, fanático por música, resolve falar sobre o tema? A resposta está aqui... um blog ao estilo Jukebox de ser, que tenta fazer um mix de todos os questionamentos e dicas sobre uma arte essencial para viver, a música.

domingo, 2 de março de 2008

Ah! Que saudade.

Por Midiã Noelle
Quando tinha 8 anos, era uma criança como a maioria, que gostava de brincar, se divertir, assistir xuxa, e... ouvir os Mamonas Assassinas. Em março de 1996, no dia 02, mesma data de hoje, recebi a notícia de que o avião da banda havia caído em algum "mato", e eles provavelmente teriam morrido.
Naquela época, ainda não conhecia a tristeza de perder alguém que gostasse. Minhas avós ainda eram vivas, e para mim a dor da perda era algo ainda abstrato. Mas naquele inicio do mês de março, eu, uma criança que não tinha completado nem dez anos, tinha sentido a primeira dor de gente grande. Os Mamonas Assassinas realmente silenciaram suas canções para sempre... Mas é claro que as gravações estão aí, para registrar quem eles foram nos corações dos fãs.


Quando assisti a reportagem do velório e enterro do grupo, já não conseguia mais ver tv e a desligava, pois achava tudo muito triste. Curiosamente em 2003, seis anos após a morte de Júlio, Bento, Sérgio, Samuel, e Dinho, estava na escola, quando um amigo resolveu me mostrar um site com as fotos dos corpos da banda na época do acidente. As imagens me deixaram perplexa e todo aquele sentimento de perda de quando eu era apenas uma criança, voltou. Chega a ser meio idiota expressar essas minhas inquietações juvenis no blog, porém é inevitável na data de hoje, não relembrar um dia em que jovens e adultos choraram a perda de um talento, que não se resumia apenas em música para animar festas infantis, e sim a morte de pessoas do bem, que tinham uma longa trilha pela frente.

Achei um clipe no youtube em homenagem a banda, com a música Tributo aos Mamonas, gravada lá em 96 pelo grupo Só pra contrariar, espero que gostem:




"Júlio, Bento Sérgio, Samuel, e Dinho.
Vivem juntos lá no céu. Foram brincar com Deus...
Ah! Que saudade.
O Brasil voltou a se emocionar...
Protejam seus meninos.
Mamonas Assassinas".


Obs: Também leiam o post anterior sobre o U2.

19 comentários:

Tiago Cardoso disse...

Lembro como se fosse hoje, eu acordando e partindo pro sofá - como fazia sempre - e, antes mesmo que eu ligasse a tv, alguem me contou a noticia. Não acreditei...

Pra minha sorte, embora eu gostasse da banda e tivesse ficado muito triste,muito mesmo, não era tão fanatico ainda. Se o fosse, seria um problema, acho que passaria mal - assim como um primo mais novo que chegou a ter falta de ar ao saber.

Anos depois tive contato com a homenagem do Só Pra Contrariar. Fiquei fascinado. Pra mim, poucos artistas conseguiram musicalmente prestar uma homenagem tão linda a quem qer q fosse.

Midi, é isso aí...
Momonas Forever!!!

Anônimo disse...

Puts, bateu uma nostalgia aqui, que tempo bom a época em que os mamonas estouraram, me lembro até hoje quando soube quando eles morreram, eu tava na padaria com meu pai, acho que tinha uns 6 ou 7 anos, e tava passando o plantão da Globo, como tá no post, eu num também num tinha noção de perda de pessoas ou coisas queridas.

Carlos Vin disse...

Poh cara, eu nem sabia a data especifica q eles tinham morrido..

Eu curtia mto... Eu e uns amigos meus na epoca ficavamos imitando os caras, cantando as musicas... oh epoca boa

Será q se eles estivessem vivos, estaria ainda na ativa... eu acho q sim né... é uma pena mesmo

flw, um abraço!

Marco Antonio Araujo disse...

Esses proporcionavam algo que está em falta neste mundo: Alegria.

Lembro o quão triste fiquei...

Fabio Bustamante disse...

nao cheguei a ver os mamonas, mas pelo o que pessoas mais velhas me dizem, eles fazem uma falta imensa, eu sei como e isso. se vc for ver na tv, por exemplo, muitos ainda lembram os mamonas, eles nao devem ser esquecidos !

www.futebolediscussoes.blogspot.com

Ana Karina disse...

Lembro que fiquei chocada da forma que eles morreram. A tristeza foi nacional, por ter perdido pessoas que realmente queriam levar alegria. Eu também vi as fotos do acidente, na verdade elas ficaram expostas em muitos jornais sem se quer ter respeito pelas famílias. Jornais esses que se torciam caia sangue, muito sensacionalistas. Nada humanos, nada de respeito. Tragédia virou notícia, infelizmente olhar além da mídia, do business é saber que morte é nascer novamente numa consciência maior.
Ah! conheci o seu blog pelo orkut- na comunidade blogger Brasil. Se quiser comentar e puder no meu tbm, esta aqui o meu:

http://cordeescarlate.blogspot.com/

É sempre bom ver pontos de vistas diferentes sobre um assunto.

Fabio Bustamante disse...

volto a comentar essa postagem...como no comentario de cima, sempre vejo reportagens e vejo o quanto a morte deles foi tragica...e como outro tb disse, eles proporcionavam alegria... nao cheguei a ver as fotos do acidente, e nao vou ver mesmo...

Renato Barbosa disse...

Infelizmente ...

Os Mamonas no alge do sucesso ..
Tbm era criança na epoca ..

tinha um fita que escutava todos os dias ..

Com foi ruim .. ver tanta gente chorando ..

Fui um perda muito dolorosa para o Brasil ..

Saudades daqueles que deram tantas alegrias para o Brasil

Abraços fui ..

http://renatobarbosa.blogspot.com/

Má | YYY ~ disse...

Eu era praticamente um bebezinho quando eles faleceram, mas já escutei e cantei diversas vezes as músicas deles com eu pai xD.
E diversas vezes já assisti homenagens a eles no gugu xDD.

Quando eles morreram, o Brasil perdeu uma de suas melhores bandas, que conseguia juntar um som legal e muito senso de humor.

Coragem, o Cão Covarde disse...

Só crianças praticamente comentaram aqui até agora. Em 1996 eu não era criança, eu tinha 20 anos, mas confesso que também gosta dos Mamonas Assassinas. Fala-se mal das músicas deles, que não tinham qualidade, mas o importante era irreverência, e disso eu gostava.

Anônimo disse...

Nossa,nem interessante o texto.Boa parte dele,porque foi escrito totalmente por vivências pessoais, e a reação a morte de pessoas queridas.Com certeza eles fazem falta,e da uma dó muito grande saber que eles morreram de tal forma.Mas é como muitas vezes eu penso...é uma coisa inevitável.

Abraços!!

Camila Libanori disse...

Que época triste, eles eram a alegria em pessoa!

Essa música do Só pra contrariar é perfeita um homenagem linda!
Já conhecia o vídeo tenho até no meu orkut!

bjO!

Diogo Carvalho disse...

Mamonas Assasinas foram a banda que abriu as portas para o Hardcore no Brasil.
A Saudade é gande desse musicos!
Assim como no meu blog falo sobre guitarristas, tenho que exaltar Bento Hinoto, um dos melhores guitarristas brasileiros.
Obrigado por ter comentado nom meu blog.

Fabrício Persa disse...

lembro tb, como ontem, a minha surpresa qdo soube do trágico falecimento deles !!
Eu os adorava !!! Curtia mtOO !!
o único mal, na minha opinião, é que eles em algumas músicas, esteriotipavam certas minorias.
coisa q desprezo !
a única resalva !! rs

abços

Cativa Google disse...

Ainda hoje eu mato a saudade deles assistinho os vídeo do youtube!!!

elias disse...

Neste mesmo momento que faço o comentário está passando na tv um reportagem sobre os mamonas, nossa!!! Esses caras eram bons!!!E nem deu pra acreditar quando tudo aconteceu, coisas da vida, coisas de Deus.

Além disso, gostaria de falar que o blog tá muito massa, com cara de gente jovem, com papo de gente adulta, tudo haver.Blog pra todo mundo se divertir e estar ligado no que se passa fora dos seus mundinhos.

~>Angra Gontijo<~ disse...

..!! Simplismente muita saudade desses caras que marcaraum territórioo..e fizeraum a diferença..

.Chorava no sofá por causa da morte dele, isso pQ eu só tinha 4 anos..mas ateh hje choro..adoro eles..!

ADd vcs nOh meu blogg.!!

mai aki tah perfeitOo.!
xD.

Unknown disse...

haa...
num tenho nda a dizer deles...
quando fikei sabendo que eles morreram eu nao acreditei...
i até hoje eu num acredito...
eu vejo algumas coisas delis eu começo a chora di saudades deles...
elis era como se forem da minha familia...
elis nunka vao ser esquecidos
pelomenus por mim?
nao!!!
forever Mamonas Assassinas

Tiago Cardoso disse...

Galeeeeeeeeeeeera....
Hoje vai passar o "Por toda minha vida" Mamonas Assassinas...