O que acontece quando um estudante de Comunicação, fanático por música, resolve falar sobre o tema? A resposta está aqui... um blog ao estilo Jukebox de ser, que tenta fazer um mix de todos os questionamentos e dicas sobre uma arte essencial para viver, a música.

sábado, 23 de agosto de 2008

Ao mestre baiano!!!

Faleceu no dia 16 de agosto de 2008, meu conterrâneo, o poeta Dorival Caymmi. Em virtude da correria da vida cotidiana, não pude prestar esta homenagem antes, por isso aqui estou, com o respeito e a devoção de um ente que celebra a missa no sétimo dia da morte. Não posso me considerar um Fã (com letra maiúscula), mas alguém que teve a oportunidade de ouvir e cantar algumas de suas obras mais famosas e que, como bom baiano, não poderia deixar de prestar essa lembraça.

Dorival Caymmi nasceu em Salvador, em 30 de abril de 1914 foi um cantor, compositor, pintor e ator brasileiro. Compôs sobre os hábitos, costumes e as tradições do povo baiano. Tendo como forte influência a música negra, desenvolveu um estilo pessoal de compor e cantar, demonstrando espontaneidade nos versos, sensualidade e riqueza melódica. (Wikipédia)

Um poeta que cantou de maneira sutil o jeito de uma Bahia de um tempo que não é o meu, mas que nem por isso me faz sentir menos orgulho. Sou de um tempo em que terno branco e chapéu de palha é peça de museu. Um tempo em que a beleza das morenas é retratada de forma vulgar, nada poética. Um tempo em que não se é mais possivel observar a arte da pesca, num ritmo frenético dos milhares de carros. Talvez por isso me sinta tão orgolhoso de saber que alguém – Caymmi – foi capaz de captar tudo que havia de mais belo e mais sincero nesta terra que, ele amou, e eu amo.

Não há mais o que falar sobre esse baiano que mesmo de longe não deixou de amar sua Bahia. Paasou, provavelmente, pra um lugar melhor após 94 anos de uma produção louvavel. Uma herança para música popular brasileira que, certamente, poucos deixarão. Não me refiro apenas as belas canções como a celebre “O Que é Que a Baiana Tem”, imortalizada na voz de Carmem Miranda, “Saudade da Bahia”, “O Samba da Minha Terra”, além de tantas outras.

Não satisfeito em ter nos deixado obra tão maravilhosa, ele deixou para os brasileiros uma herança genetica fantástica chamada Dori, Danilo e Nana. CAYMMI – esse sobrenome não se esquecerá.

Vá em paz!!!

Abaixo, uma das músicas mais fantásticas de Caymmi, interpretada junto com Gal Costa. E logo após uma bela canção interpretada por um de seus herdeiros musicasis, Dori Caymmi.

Só Louco - Dorival Caymmi e Gal Costa .





É Doce Morrer no Mar - por Dori Caymmi.


7 comentários:

Unknown disse...

Cara não conheci esse cara!

Mas gostei muito desse blog...

Voltarei!

Gonzo Laranja disse...

bom, não sei se foi assim mas:

"a estrela mais linda hein, ta no gantois..."

deste mestre... o que escrever e comentar, somente: pessoa.

assim, bem simples, e nada mais...

respeito, pelo seu trabalho deixado, luto pela sua música...

isso.

um abraço...


www.gonzolaranja.blogspot.com

Thaís disse...

eu o conhecia mas só de nome,
mas sei q ele era um mestre da musica
um abraço

Cativa Google disse...

Não conheci essa amigo, mas gostei do vídeo.
valeu!!

Jonatas Fróes disse...

Foi e deixou uma lacuna na música brasileira. Afinal, não se fazem mais mentes criativas e competentes como a dele!

[]'s

Musikaholic

Anônimo disse...

Ele foi sem duvidas um dos mestres da nossa música, esbanjou talento nas artes e nos deixou um legado de cultura e influencias em diversos generos musicais.

Representou belissimamente a Bahia e toda a sua cultura diversa, e vai deixar saudade a todos os baianos e brasileiros.

Parabéns pelo blog, que é muito bem elaborado e interessante, e pelo post, ja que foi um dos poucos que vi dando essa homenagem mais que merecida a essa notória figura, que nos deixará saudades.

http://comideiaseideais.blogspot.com

Fabrício Persa disse...

Dori... Deixou um legadO À cultura brasileira e baiana que chega a ser transcedental.
Sua músicas de poucos versos, nunca enjoam, ao contrário, faz-nos pedi-las mais !

Dei uma sumida, mas o blOg continua ótimo como sempre.
abçOs colega. felicidades. =D