O que acontece quando um estudante de Comunicação, fanático por música, resolve falar sobre o tema? A resposta está aqui... um blog ao estilo Jukebox de ser, que tenta fazer um mix de todos os questionamentos e dicas sobre uma arte essencial para viver, a música.

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Infelizmente, concordo com Medina.

No dia 22 de janeiro deste ano, Bruno Medina, o blogueiro, músico da banda Los Hermanos e escritor nas horas vagas – como diz o perfil do mesmo – escreveu sobre uma das cantoras brasileiras com maior visibilidade e fama na atualidade – Ivete Sangalo (por quem sou fascinado).

E é justamente a visibilidade da cantora que levou o Bruno a escrever o texto. Apesar de se declarar fã, ou admirador, dela, ele abordou justamente a superexposição vivida pela cantora, que ocupa diariamente todos os tipos de mídias existentes. Vendendo desde produtos de beleza até marcas de cervejas, aqui e em Portugal.

No texto, Bruno conta, de forma rápida, a trajetória midiatica de Ivete comparando-a ao grande rei da musica brasileira Roberto Carlos. O autor comenta que, consideradas as diferenças de tempo e contexto, sobretudo dos meios de comunicação, Ivete herdará a vaga - há muito ociosa - de ídolo soberano da família brasileira que um dia pertenceu a Roberto Carlos.

No entanto, o objetivo da publicação (pelo menos assim eu entendi) era questionar um possível desgaste na imagem da cantora acarretado por tamanha popularidade. E foi justamente isso que chamou minha atenção para o texto.

Como já falei, sou absolutamente “tiete da Ivete”. Mas não tenho como negar os argumentos utilizados por Medina. Embora tenha sentido orgulho (não só por ser baiano, mas principalmente por ser fã) de vê-lo compará-la àquele que é um ícone da musica Brasileira, não pude deixar de deixar de sentir tal apreensão.

É muito bom vê-la constantemente na mídia (sobretudo quando não se tem condições de ir aos shows), mas também é angustiante pensar que tanta aparição – em outdoors, cartazes, tv, radio, cinema, etc, etc etc...) – possa afetar de alguma forma a carreira dela.

Refletindo sobre o texto de Medina, não pude deixar de lembrar de uma outra grande artista nacional que o completo oposto da Ivete – o que chega a ser uma incógnita pra mim. Não sei como Marisa Monte consegui fazer tanto sucesso, mesmo fazendo aparições na mídia de vez em nunca. Seu sucesso como cantora e indiscutível, mas a única forma de vê-la na mídia é em anuncio de seus shows. Mas enfim, em outra oportunidade falo sobre a Marisa – de quem também sou fã.

Espero ver Ivete Sangalo ainda por muito tempo como grande cantora nacional, mas não me importo se ela passar a aparecer menos – se for pra preservar sua imagem e carreira. Dinheiro pra se dar ao luxo é inegável que ela já tem o bastante.
Texto Medina:

29 comentários:

Hermano disse...

A Ivete é a Ivete.
Mas ainda acho difícil que essa geração cultue alguém por tanto tempo que nem a globo e as donas de casa nostágicas fazem com o rei.
Eu tenho a ligeira impressão de que tudo acontece mais rápido hoje. E os grandes ícones não duram mais tanto tempo.


abç ^^

Camila Libanori disse...

A Ivete realmente merece esse posto, sou totalmente contra o "rei" rei seria o Erasmo que realmente escreve as músicas, mais enfil não quero gerar polêmica!
bjO!

Cíntia . disse...

Gostei do blog! Pod ter certeza q eu volto mais vzs...


http://cintiaalbuquerque.blogspot.com


beeijo :*

FALSA REALIDADE disse...

muito bom, tb admiro ela...
unica, nao tem outra igual, por mais q claudia leite tente imitar, ela nao consegue

www.falsarealidade.blogspot.com

Nana Lopes - @Nanamada disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Nana Lopes - @Nanamada disse...

Desculpe, o que vou dizer, visto que vc é fanzoca da Ivete.Primeiro deixo claro que nao tenho nada contra a cantora,nada contra a moça, ela canta bem, é afinadinha,mas na minha singela opnião ela pode ate ser a cantora mais popular do Brasil na atualidade,mas sem medo de errar, ela com certeza não é a grande cantora nacional da atualidade.
Ela tem um timbre de voz muito comum nas vozes bahianas.Aqui em Brasilia mesmo ha uma com um timbre identico, ate no programa Idolos participou.Ivete tem a sorte de ser bonita e carismatica e no inicio foi apadrinhada por um ex governador coronel bahiano recem falecido.Ela o chamava de painho...Uma pena que a midia só se interesse por pernocas...Ha tantas cantoras de qualidade nesse pais que da até uma dor ler esse tipo de afirmação. Desculpe a sinceridade. È um desabafo/observação de uma profa de Artes,artista plastica,amante da boa música, que vive inteiramente no mundo das Artes.
Ih!! acho que vc nao aceitará meu comentario,rss

Nana Lopes - @Nanamada disse...

Obrigada pela consideração!
E como te disse no comentario reconheço que ela é afinada e etc...Não tirei esses merito de cantora dela .Si disse que ela com certeza nao é a melhor cantora do Brasil e sim a mais popular.È isso,rs.Bjin. e volte para comentar sim, vou gostar de suas sinceras palavras

Davi Arloy disse...

Ah, eu também li esse post do Medina, sempre acompanho o blog dele e do Zeca e, concordo com vcs, exposição demais desgasta. E muito. Deixa a musica em segundo plano.

Valeu pelo comentario lá no blog, bem estruturado e com conteudo.

Abs e volte sempre

http://calcajeansehavaianas.blogspot.com/

Metal disse...

Infelizmente não so fã dessa mulher... mais sei a importancia que ela tem nos Carnavais da Bahia...xD!!!

Anônimo disse...

Olá.
Ivete é minha musa inspiradora pra todas as horas, tanto como pessoa quanto pelas canções que embalam a trilha sonora da minha vida, mas enfim, creio q as excessivas aparições dela prejudiquem muito mais sua vida pessoal que a sua carreira, pois afinal, além da Ivete Sangalo cantora ela é gente como a gente e poderá ter sua privacidade abalada.
Gostei de seu blog, irei adicioná-lo na minha lista e obrigado pela sua visita, volte mais vezes!
Bjs

Natanael Garcia disse...

Olha eu não entendo muitoesse assunto decelebridade, não é meu forte,mas uma coisa, no q a alta exposição por livre e espontanea vontade dela acarretaria em um problema na carreira dela. O motivo de tanta aparição é obio, dinheiro.

Natanael Garcia disse...

aproveita e visita meu blog. http://planetaesporte.efcbrasil.com/

Gabriel de Oliveira disse...

Também sou obrigado a concordar com vocês. Com o passar do tempo, a Ivete vai desaparecendo..... Também sou muito fã dela, mas, hoje em dia, é muito difícil se tornar um ídolo inesquecível.

Parabéns pelo blog e tudo de bom!

Diukk disse...

Ivete merece sim esse posto... pelo menos eu acho!!!

Júnior de Paiva / Dish disse...

sim, belo texto...
lembrando que o pop mata a quem faz nascer.
e é isso o que acotnecerá com a super'exposição de pessoas comuns como a gente...
de carne e osso.
abraço!

Ronaldo disse...

ela nunca vai morrer, vai ser como a Hebe, sempre vai estar vendendo muita coisa

Thiago Souza disse...

Ivete é coisa do cão.

Eiii, brigado pela visita.
Não sou jornalista nem posso!
Não sou nada imparcial. hehehe.

abraço.

Tiago Cardoso disse...

Como assim coisa do cão???
essa ñ entendi...
:)

Camila Bellon disse...

às vezes eu queria ser ivete, e ter um monte de fãz e uma conta bancária muito gorda.
Já imaginou ver sua cara estampada em todas as ruas e revistas e não poder dar um furo nem fazer algo errado na vida que vira notícia?
prefiro ser Camila Bellon e ter alguns fãszinhos que adoram meu blog =DD


(adorei sua crítica)
(vou te por nos links)

(Didixy) Conquistadores disse...

Concordo meio que em partes. Ivete é a melhor cantora do Brasil e nunca irá deixar disso.

Não tem para ninguém.

Até.
http://conquistadoresdm.blogspot.com/

Gesiel disse...

Amigo, depois de ver teu comentário no meu blog não pude deixar de visitar o seu, afinal, temos blog com o mesmo tema, apesar de vc focar mais os artistas e eu mais a forma de aprendizado musical.

Mas sobre Ivete, concordo com vc e tb sou fã do seu estilo e de suas músicas. É claro q para gostar dela não precisa significar q ela é a melhor cantora nacional, nem tem a pretenção disso. Mas com certeza é um grande nome na música nacional.

Um abraço.

Leiliane Lopes disse...

que legal seu blog.

muito bom mesmo.

gosto da Ivete, mas não tanto como vc, pelo visto...rsrs

Dta

FALSA REALIDADE disse...

por mais q claudia leite tente imitar, nunca consiguira

www.falsarealidade.blogspot.com

Marco Henrique Strauss disse...

Concordo com grande parte das coisas no texto, principalmente com a questão do desgaste de tantas aparições na mídia. Mas não acredito que seja assim com Ivete, já vimos, e continuamos a ver todos os dias diversos astros (cantores, jogadores...) que têm este desgaste, que não conseguem "controlar" a fama e popularidade e que muitas vezes o dinheiro (que é o fruto de toda essa fama) sobe à cabeça, e a partir dai a pessoa começa a afundar. A Ivete (pelo menos até hoje) mostrou que tem uma personalidade muito bem formada, e acho dificil que o dinheiro suba pela cabeça ou que aconteça um desgaste pela sua fama, claro que um dia ela vai estar cansada de tudo isso (pelo menos eu acho), mas acho que como uma grande pessoa vai conseguir fechar sua carreira com grande personalidade, talvez fazer menos shows ou algo do gênero, mas duvido que venha a decepcionar seus fãs.

Vlw e já agradeço pelo comentário no meu blog.

Murilo disse...

Cara, por coincidência a Ivete vai fazer show hoje aqui na minha cidade, Santa Maria-RS, e amanhã no Planeta Atlântida.
Aqui na cidade está um alvorosso só devido ao show de hoje desta mulher!
Ingresso caríssimo frente à realidade da cidade, mas muitos não querem saber, dizem que pela Ivete vale. Acho discutível isso, não por ser a Ivete, podia ser qualquer um.
E realmente, ela tem sido beem presente na mídia. Pode tá faturando horrores com isso, mas ela devia pensar se realmente vale a pena tudo isso!

São palavras... disse...

Isso vai passar...
essa fase dela vai passar...
como o KLB,o Rouge...

Só a MPB continua.
a bossa também.

Luana disse...

Ivete tem uma voz muito bonita, mas gostaria de ver um post seu sobre Marisa Monte =)

Luana disse...

como acho a comunidade??

ADILSON JORGE disse...

Ela é linda demais só que aparece muito mesmo. Uma exposição assim pode gerar problemas pra ela mais pra frente. Cansa né?


Abraços,
www.blogonews.blogspot.com